top of page

Biografia

Gonçalo Simões

Gonçalo_Santana_Simões.jpg

 ©Micaela Castanheira

     Gonçalo Simões nasceu em Setúbal, tendo iniciado os seus estudos musicais na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi. Prosseguiu os estudos a nível superior na Escola Superior de Música de Lisboa, instituição onde concluiu com elevadas classificações a Licenciatura em Piano (2008) e o Mestrado em Ensino de Música – Variante de Instrumento (Piano) (2013), tendo trabalhado sob a orientação dos pianistas Olga Prats, Jorge Moyano e Miguel Henriques. Actualmente, encontra-se em fase de conclusão do Programa de Doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora, variante de Performance (Piano), desenvolvendo investigação sobre o repertório português de música de câmara para violino e piano da primeira década do século XX, sob a orientação da Prof. Doutora Ana Telles-Béreau.

   Participou em diversas Masterclasses com músicos internacionalmente reconhecidos como Irina Vinogradova, Jörg Demus, Vitaly Margulis, Jura Margulis, Luiz de Moura Castro, Helena Sá e Costa, Manuela Gouveia, Ralf Nattkemper, Avedis Kouyoumdjian, Jiri Tomasek, Walter Moore, Agne Stepina e Jeanette Favaro-Reuter. Entre 2015 e 2017, realizou trabalho de aperfeiçoamento na classe particular do pianista Artur Pizarro.

 

      Desde 2003, colabora com o Coral Infantil de Setúbal, tal como desde 2006 com o Coro Feminino TuttienCantus, ambos sob a orientação do Maestro Nuno Batalha, e com os quais desenvolve intensa actividade artística por todo o país. Desde 2007, desenvolve actividade pedagógica no Conservatório Regional de Setúbal, onde desempenha as funções de Professor de Piano e Pianista Acompanhador. Exerce ainda o cargo de Professor Assistente Convidado, desempenhando funções de Pianista Colaborador na Escola Superior de Artes Aplicadas, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo cumprido o mesmo cargo no Departamento de Música da Universidade de Évora entre 2018 e 2021.

      Apresentou-se como solista no espectáculo “Carnaval” (no qual foram interpretadas obras em estreia mundial de importantes compositores portugueses da actualidade, como Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso, entre outros, e a obra Carnaval des Animaux, de Saint-Säens), com a Orquestra Sinfónica Portuguesa em parceria com a Companhia Nacional de Bailado e sob a direcção do Maestro Cesário Costa, tendo realizado espectáculos no Teatro Camões, em Lisboa, e no Teatro Rivoli, no Porto, em 2016 . Em 2017, apresentou-se como solista com a Orquestra da ESART, interpretando a obra Prelúdio para Piano e Cordas, do compositor setubalense Gonçalo Lourenço (estreia mundial), e o Concerto em Ré menor BWV 1052, de J. S. Bach. Participou como compositor e pianista no FilmFest Setúbal – Festival de Cinema Mudo (edições de 2019, 2020 e 2021), interpretando bandas sonoras da sua autoria escritas para os filmes Shoes, de Lois Weber (1916), Filibus, de Mario Roncoroni (1915) e Himmelskibet, de Holger-Madsen (1918).

      Actualmente, apresenta-se regularmente em público com projectos na área de Música de Câmara, nomeadamente com a violinista Josefina Alcaide, com a qual fundou o Duo Concêntrico; paralelamente trabalha também com regularidade com o violoncelista Samuel Santos e com a soprano Ana Tomás.   

a títulos de páginas com impacto.

bottom of page